Veja opções para contornar o bloqueio do WhatsApp

Geral

Por que as pessoas não usam tanto o Viber? O aplicativo é tão bom para mensagens quanto o WhatsApp para mensagens de texto, também permite fazer ligações por voz e ainda tem a opção de fazer videoconferências. Nesta segunda-feira (2), o WhatsApp foi bloqueado por ordem judicial.

Isso sem falar nos “stickers” fofos, como os de um beijo molhado ou uma rosa, ou na possibilidade de acompanhar canais públicos de personalidades.

Assim como ocorre nas redes sociais, o melhor app de mensagens é, na verdade, aquele que a maioria dos seus amigos usa. Como tem mais usuários (900 milhões no mundo, ante 664 milhões do Viber), o WhatsApp se alimenta do próprio sucesso.

O Viber é a mais evidente –a empresa tem operação no Brasil, faz marketing aqui, então é bem provável que vários dos seus contatos já estejam lá.

Outra possibilidade é o Telegram, que, segundo tuíte da empresa, ganhou 1 milhão de usuários no Brasil com a notícia do bloqueio do WhatsApp em dezembro.

No sistema, que recentemente ganhou fama por ser usado por membros do Estado Islâmico, há a opção do “chat secreto”, que usa uma codificação nos dois pontos da conversa. Assim, nem os criadores do app conseguem decifrar.

Fora a segurança reforçada, a interface e a lógica são muito parecidas com a do rival, com mensagens de voz e troca de fotos e vídeo

Se sua ideia for só mandar mensagens de texto, também pode valer a pena usar o simpático Kik: simples e com figurinhas simpáticas para enviar. Outro diferencial é o compartilhamento fácil de vídeos que se tornaram virais na rede (o site faz uma lista dos mais vistos) e outros memes da rede.

VEJA 10 OPÇÕES DE APLICATIVOS

Viber

www.viber.com/pt/

O aplicativo permite troca de mensagens, vídeos e imagens em uma plataforma simples e intuitiva. A principal vantagem do app é a possibilidade de fazer chamadas de áudio e vídeo com qualidade de som HD. No entanto, as ligações ficam à mercê de boas conexões com a internet.

Hangouts

www.google.com/hangouts/

O programa dá ao usuário a opção de bater papo pela rede social Google+ e recentemente adicionou o serviço de trocar de SMS. Ele está disponível para Android, IOS e computadores, mas só é possível trocar mensagens com usuários do Google.

Skype

www.skype.com/pt-br/

Apesar de ter grande foco em chamadas de vídeo, o aplicativo é uma excelente opção para conversar por texto. Com a possibilidade de trocar mensagens individuais ou em grupo, o Skype só peca no excesso de propagandas em sua interface.

KaKaoTalk

www.kakao.com/talk

No aplicativo é possível trocar mensagens de texto, voz, imagens, nota de áudio, compartilhar eventos e contatos. O programa sincroniza os números da agenda telefônica do usuário e os adiciona automaticamente a lista do app, porém ele não é muito popular o Brasil.

Line

line.me/pt-BR

O software concede a oportunidade de trocar mensagens de voz e de texto, essa ultima com simpáticos stickers exclusivos. O diferencial em relação aos outros aplicativos é a plataforma QR-Code acoplada ao app. Um ponto negativo é o fato de ele não mostrar quando um amigo está on-line.

Kik Messenger

www.kik.com

O app oferece troca de mensagens de texto, voz e imagens instantaneamente. Versátil e acessível, ele está disponível para Android, IOS, Windows Phone, Symbian e Blackberry. No entanto, não é possível fazer chamadas de voz ou vídeo conferência com o programa.

WeChat

www.wechat.com/pt/

Além da trocar mensagens de texto, imagens, chamadas de voz e de vídeo, é possível passar o tempo com jogos disponíveis na plataforma. Boa pedida para quem quer conhecer gente nova, o programa tem a função “Olhar ao Redor”, que localiza pessoas próximas. Apesar da plataforma leve, ele pode travar durante as chamadas.

GroupMe

https://groupme.com/

Tela do Telegram
Tela do Telegram

Este é o aplicativo para quem curte juntar os amigos em uma grande conversa. Ele sincroniza contatos da agenda para ajudar o usuário a criar grupos. Por meio dele não é possível abrir um bate-papo individual.

Facebook Messenger

O comunicador instantâneo está diretamente ligado ao Facebook, mesmo sendo um app a parte. Por ele é possível trocar mensagens de texto, voz e emoticons divertidos. Versões para Android (http://goo.gl/2BBla1 ), iOS (http://goo.gl/f7KSUU ) e WindowsPhone (http://goo.gl/TlnEv3)

Telegram

telegram.org/

Com uma interface bastante agradável, o app disponibiliza funções de troca de mensagens de texto, imagens e vídeos. O grande diferencial da plataforma é a possibilidade de enviar documentos em doc, pdf e vários outros formatos. O ponto negativo é que as pessoas ainda não o aderiram em grande escala no país.

Fonte: Folha Uol