Valparaíso intensifica ações de prevenção e combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis

Geral

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 04 de dezembro, a Campanha Dezembro Vermelho, que intensifica as ações de combate ao HIV.

A solenidade de abertura aconteceu no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Atendimento Integrado à Saúde (CAIS), localizado no bairro Valparaízo II.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Segundo a enfermeira coordenadora do Centro de Testagem, o foco da campanha são os jovens, porque de acordo com o Ministério da Saúde, é o público que mais está se expondo ao vírus. “Vamos orientar todos os nossos pacientes quanto a importância do uso do preservativo, principalmente os nossos jovens e adolescentes, pois o índice maior está entre os jovens de 19 a 24, por isso, eu peço que os pais orientem também seus filhos, porque a prevenção é a única forma de combate ao HIV”, evidenciou.

O CTA oferece diariamente quatro tipos de testes rápidos: Hepatite B eC, sífilis e HIV. O resultado fica pronto em 15 minutos, além disso, as unidades de saúde do município oferecem preservativos gratuitamente.

Para a subsecretária Vanderli Ferreira, a intenção maior da iniciativa  é a prevenção.  “Esse mês ampliamos o combate às doenças sexualmente transmissíveis, pois o nosso interesse é a prevenção e evitar que chegue ao quadro da surpresa”, completou.

Segundo o Ministério da Saúde, o preconceito causado pela falta de informação sobre a AIDS é um problema, por isso, a principal estratégia da campanha do governo federal “Vamos combinar? Prevenir é Viver”, é diminuir o número de portadores de HIV que desenvolvem a AIDS, apostando na ampliação do diagnóstico e na divulgação de informações que aumentem o número de pessoas em tratamento.

Segundo a Secretaria de Saúde, as ações no município terão foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. Além disso, ocorrerão durante o mês de dezembro, atividades educativas nas escolas e a promoção de eventos nas Unidades da Rede Pública de Saúde.

Na solenidade de abertura da campanha o prefeito Pábio Mossoró parabenizou a equipe da saúde pela ação. “O intuito do governo é evitar que mais pessoas contraiam HIV, além disso, é muito mais barato prevenir e, para que isso aconteça, contamos também com a ajuda das famílias no papel fundamental de orientar. Quero parabenizar a equipe do CAIS por incentivar a prevenção dessa doença que tem causado grande prejuízo à sociedade brasileira”, concluiu.

Confira as formas de prevenção disponíveis na unidade de saúde mais próxima de você:

Camisinha

Masculina ou feminina tem que sempre estar na mão. (Distribuição gratuita nas unidades de saúde).

Tá na dúvida?

Faça o teste de HIV para ficar tranquilo.

Pré-natal

Fazer o pré-natal junto com seu parceiro protege o futuro do seu bebê.

PEP

Procure a unidade de saúde em até 72h após a exposição ao HIV.

PREP

Expôs-se ao vírus? Converse com seu médico.

Tratamento

A adesão ao tratamento é fundamental para viver bem.