Sessão Solene homenageia quiosqueiros do Distrito Federal

Política

Proposta pelo deputado Raimundo Ribeiro (PPS), foi realizada, na manhã desta sexta-feira (02), Sessão Solene em homenagem ao dia dos quiosqueiros. A solenidade homenageou, através de certificados de reconhecimento pela atividade profissional, 65 donos de quiosques que trabalham nas cidades do Distrito Federal.

Considerado padrinho dos quiosqueiros, Raimundo Ribeiro é autor da Lei nº 4.257/2008, que estabeleceu critérios de utilização de áreas públicas do Distrito Federal por mobiliários urbanos, do tipo quiosque e trailer, para o exercício de atividades econômicas. “Fui eleito em 2006 por culpa de muitos que estão aqui hoje. Fizemos uma lei em 2008 e até hoje nenhum governador fez um plano de ocupação para esses trabalhadores”, criticou o parlamentar.

Quando era Secretário de Justiça e Cidadania, Ribeiro elaborou a Lei de regularização dos quiosques e trailers e coordenou a transferência dos camelôs do centro da cidade para o shopping popular.

Representante da categoria, o presidente da Associação dos Quiosqueiros do Distrito Federal, Vicente Bessa, agradeceSessão Solene homenageia quiosqueiros do Distrito Federalu o apoio que o deputado vem dando aos trabalhadores. “Graças a essa Lei, hoje temos o orgulho de dizer que somos regularizados, mesmo que ainda falte muita coisa. A Lei exigiu que o plano de ocupação fosse entregue em um ano, mas hoje estamos completando sete anos de atraso”, avisou.

Durante a solenidade, a sra. Lídia Batista deu um testemunho sobre o carinho que o distrital tem com os quiosqueiros. “Conheço o deputado há muitos anos. Ele sempre nos ajudou. Tomava café e pão com leite no meu quiosque”, contou.

Participaram da sessão, representantes da Secretaria das Cidades, Secretaria do Trabalho, Subsecretaria de Movimentos Sociais, Defensoria Pública, OAB/DF e CAESB. Cerca de 150 quiosqueiros e familiares estiveram presentes no encontro.