Sérgio Moro recebe Prêmio Alfredo Valladão de Zelo pela Coisa Pública

Geral

O Juiz Federal Sérgio Fernando Moro recebeu, nesta segunda-feira (6/3), em uma cerimônia realizada na 13ª Vara Federal de Curitiba, o Prêmio Alfredo Valladão de Zelo pela Coisa Pública.

A comenda, que busca reconhecer aqueles que se destacam no combate à corrupção, na conduta ética e no exemplo de cidadania, leva o nome do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Alfredo de Vilhena Valladão. Foi criada pela União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar) em 1990 e reinstituída em 2016 – 23 anos após a sua última edição – pelos atuais presidente e vice da associação, Paulo Martins e Regis Machado.

O Juiz Federal ganhou notoriedade internacional ao comandar o julgamento em primeira instância dos crimes identificados no bojo da chamada Operação Lava Jato. Moro foi o candidato mais indicado na primeira etapa da premiação pelos colaboradores do TCU e também o mais votado entre seis finalistas. O segundo e o terceiro lugar ficaram com Júlio Marcelo de Oliveira, procurador do Ministério Público junto ao TCU, e Rainério Rodrigues Leite, auditor do Tribunal. A solenidade de reconhecimento aos demais classificados ocorrerá em Brasília, ainda neste mês.