Segurança Pública: Novo Gama sedia reunião para discutir Segurança no Entorno

Política

Na última quarta-feira (21) o Novo Gama sediou a 1º reunião para discutir estratégias e soluções para a Segurança Pública no Entorno do Distrito Federal. O encontro foi realizado na sala de reuniões da sede do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) do Novo Gama.

A realização do encontro foi uma parceria da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal com o Governo Municipal. Na ocasião estiveram presentes o Prefeito Everaldo Vidal; a Prefeita de Valparaíso Lucimar Nascimento; o Vice Prefeito de Luziânia Didi Viana; e um representante da Prefeitura  de Águas Lindas.

Presidindo a reunião estava o Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Arthur Trindade que ressaltou a importância da integração das policias tanto do Distrito Federal, quanto das cidades da região metropolitana da Brasília, a chamada RIDE.

“O Governo do Distrito Federal e o Governo de Goiás já se reuniram e discutiram a importância de se manter as parcerias. Dentre estas parcerias, está a retomada das ações e reuniões a partir do GGIE, que são fundamentais. Mas temos que ir, além disso. Nós acreditamos, que estas soluções, são soluções à longo prazo, em que cada passo tem que ser dado de maneira firme, sólida e sempre avançando. É necessário entrar numa nova fase, incluindo os municípios como  protagonistas”, disse  Arthur Trindade.

Ele ainda destacou: Quero lembrar, que em 1º dezembro haverá um seminário para discutir a importância e a relevância do papel dos municípios na segurança pública. É muito interessante pensar, que algumas das políticas públicas de segurança mais bem sucedidas no Brasil, são as políticas públicas de segurança municipais. Alguns municípios implantaram políticas públicas que são referência, concluiu Arthur Trindade.

Na ocasião os prefeitos falaram sobre as dificuldades que os municípios da região enfrentam no quesito Segurança Pública, nas ruas; na educação; e no transporte público da região.

“AgradeçIMG_2188o por esta 1ª reunião ter acontecido em Novo Gama. Não tem como separar os problemas do entorno com os problemas de Brasília. Eu acho muito importante discutir com os prefeitos a questão da segurança. Ninguém conhece mais o município do que o prefeito, não é verdade? E a Segurança Pública era somente discutida no âmbito estadual, com os Governadores. Eles conhecem de forma superficial, mas quem conhece cada município é o prefeito, o secretariado e o vereador, que vive dentro dele”, enfatizou Everaldo Vidal.

Disse ainda: Nós reativamos o funcionamento do GGIM aqui no município. Eu estou muito feliz, pois tem funcionado muitíssimo bem. Todos os meses fazemos reuniões com todos os poderemos do município, pautando sempre a Segurança Pública e também definindo estratégias e ações. Com isso conseguimos diminuir os números nos roubos e nos homicídios.  Eu digo sem dúvidas: Precisamos estar integrados, os mesmos bandidos que roubam no Distrito Federal, roubam também aqui no entorno. Pode contar conosco secretário Arthur, o município do Novo Gama está à disposição para colaborar com estratégias e possíveis soluções, concluiu Everaldo Vidal.