Segurança ganhará força em Novo Gama “1º dia de aula para a Guarda Municipal no IFG”

Política

Com o objetivo de reforçar os braços da segurança, o Governo de Município oficializou nesta quarta-feira (20), o inicio do Curso de Capacitação da Guarda Municipal do Novo Gama. A solenidade aconteceu no auditório do Instituto Federal de Goiás – Campus de Valparaíso. No primeiro momento, foram ministras as palestras de alto-nível e a aula inaugural para os guardas.

Fotos: Mizael Santana
Fotos: Mizael Santana

No evento esteve presente o prefeito Everaldo Vidal; o vice-prefeito de Luziânia, Francisco Edivam (Didi Viana); a prefeita de Valparaíso de Goiás, Lucimar Nascimento; o diretor-geral do IFG- Campus Valparaíso, João Bailão; o Secretário Estadual de Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita; o Assessor da Chefia do Gabinete da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, Hernany Bueno; o Secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Warlei Lucio; o Secretário Municipal de Trabalho e Renda, Alberto Arapiraca; o Instrutor da Guarda Municipal de Santa Barbara d´Oeste (SP), Eliel Miranda; do Idealizador do Gabinete de Gestão Integrada do Entorno, Cel. Mário Junior (PMDF); o vereador de Novo Gama, Narciso Pereira; e também, os representantes da Guarda Municipal de Formosa; da Policia Militar de Goiás; da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP); e do Judiciário do Novo Gama.

Na oportunidade o prefeito Everaldo Vidal cumprimentou a todos e destacou:

“Quero agradecer ao Hernany e dizer que sem ele, isso aqui não estaria acontecendo. Você um anjo que caiu do céu. Ele é a pessoa que abraçou o projeto e conseguiu enxergar no município, o que a gente não enxergava, sou muito grato. Que Deus possa te abençoar. Nós ativamos o GGIM e integramos o Ministério Público, o Judiciário, os Delegados e todo o Secretariado.

Everaldo disse ainda: Eu não posso esquecer-me do vereador Narciso, pois ele é a pessoa na qual venceu esta luta junto comigo. Nós apresentamos o projeto de lei da Guarda em 2009, aprovamos, e depois de quatro anos tentamos implantar a Guarda, mas não conseguimos por falta de apoio da gestão na época. Mas não desistimos. Obrigado por tudo”, concluiu Everaldo.

Os chefes do executivo das cidades de Luziânia e Valparaíso parabenizaram o prefeito Everaldo pela iniciativa. Para eles, todas as cidades do entorno deveriam tomar o Novo Gama como referência. A implantação, bem como, a capacitação de uma guarda em todos os municípios, diminuiria de forma significativa os índices de violência e criminalidade.

De acordo com o Inspetor da Guarda Municipal de Novo Gama, Jules Silva, a capacitação terá a duração de 60 dias, com a realização de atividades e provas. As aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira, no Instituto Federal de Goiás de Valparaíso.

O Secretário Executivo do GGIM de Novo Gama, Warlei Lucio, enfatiza: 

“A formação acadêmica vai capacitar os guardas para atuarem em diversas áreas de segurança do município, cada setor vai ser definido entre os comandos de segurança do Novo Gama e o que determina a Lei 13.022/14 e matriz curricular da SENASP/MJ. No fim do curso, os agentes vão receber novos equipamentos de trabalho, e outros cursos de capacitação, não estão descartados.”

A prefeitura informa que a criação da guarda está de acordo com a Lei nº 929, de 17 de junho de 2009, inciso III, do Artigo 3º, da Lei orgânica do Município de Novo Gama. Esta lei autoriza a criação da Guarda Municipal e por meio dela, viabiliza convênios com a Polícia Militar.