Secretaria de Saúde do Novo Gama realizará ação preventiva de combate a AIDS

Política
Foto: Mizael Santana
Foto: Mizael Santana

Na próxima sexta-feira (18) o Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo mais uma ação em continuidade a Campanha Dezembro Vermelho. Esta campanha tem o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre os riscos das doenças sexualmente transmissíveis.

Esta ação será realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada no seguinte endereço: Conjunto 1HI, Rua 3, Quadra 2, Lote 20 – Novo Gama, das 9h às 12h. No local, diversos atendimentos de saúde serão disponibilizados para a população:

  • Aferição de pressão arterial;
  • Teste rápido de HIV / Sífilis / Hepatite B e C;
  • Orientações de enfermagem;
  • Distribuição de preservativos e panfletos informativos;

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde Tânia Brandão, uma equipe da Secretaria de Saúde estará ministrando palestras em algumas escolas do município.

Vale destacar que desde o dia 1 de dezembro, a data que em que é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a Secretaria de Saúde do município tem executado várias atividades que visão informar melhor a população do Novo Gama.

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de AIDS. De acordo com os dados do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2012, o Brasil tem 656.701 casos registrados de AIDS (condição em que a doença já se manifestou), de acordo com o último Boletim Epidemiológico. Em 2011, foram notificados 38.776 casos da doença e a taxa de incidência de AIDS em todo o país foi de 20,2 casos por 100 mil habitantes.