Secretaria de Saúde do Novo Gama promove ação de combate ao mosquito transmissor da dengue

Política

Sempre preocupado com a saúde e o bem estar da população novogamense, o Governo do Município de Novo Gama através da Secretaria Municipal de Saúde tem promovido ações de combate ao mosquito transmissor da dengue.

Na última semana, equipe da secretaria de saúde realizou uma Blitz nas avenidas do Novo Gama e do Lago Azul. Nos locais foram distribuídos panfletos informativos sobre os cuidados e os da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde os casos de dengue registrados no país este ano, até a metade de novembro, ultrapassaram 1,5 milhão com um aumento de 176% em relação ao mesmo período do ano passado. Houve ainda aumento de 104% nos casos graves de dengue e de 79% no número de mortes quanto comparado com os dados de 2014.

O estado de Goiás registra a maior iHudson Cunha - Jornalista - ASCOM - Novo Gama (1)ncidência de dengue com 2.314 casos por 100 mil habitantes, seguido por São Paulo com 1.615 casos por 100 mil habitantes. A Região Sudeste concentra 63% dos casos (975.505). As demais regiões têm os seguintes números: Nordeste (278.945), Centro-Oeste (198.555), Sul (51.784) e Norte (30.143).

Os locais de armazenamento de água, como tonel e caixa d’água, foram identificados pelo levantamento como o principal criadouro do mosquito na região Nordeste. No Sudeste e Centro-Oeste foram os vasos de plantas e garrafas e no Sul e Norte o lixo foi o local com maior número de focos encontrados.

No caso da chikungunya, este ano foram notificados 17.131 casos, sendo que 6.724 foram confirmados e 8.926 estão em investigação. Há confirmação de casos do vírus Zika em 18 estados.

A Secretária Municipal de Saúde, Tânia Brandão, pede que a população se mobilize para evitar a proliferação do inseto popularmente conhecido como mosquito da dengue. Ela lembra que o mosquito agora transmite também a febre chikungunya e o vírus Zika.

Seja um combatente, seguindo as orientações abaixo:

-Tampe corretamente as caixas d’ água.

-Verifique os telhados e as calhas.

-Não jogue lixo em terrenos baldios.

-Não deixe água acumulada em baldes ou em outros vasilhames.