Saúde promoverá o 1º encontro do programa “Parar de Fumar 2016” em Novo Gama

Política
Foto: Mizael Santana
Foto: Mizael Santana

Preocupado com o aumento das doenças relacionadas ao cigarro, o Governo do Município através da Secretaria Municipal de Saúde promoverá o 1º encontro do programa “Parar de Fumar” de 2016.

O projeto será realizado nesta sexta-feira (22), no salão de reuniões da Secretaria Municipal de Assistência Social, na avenida principal do Pedregal, das 9h às 11h30. Para participar, o interessado deve comparecer no local, e datas citadas anteriormente munido dos documentos pessoais para realização de cadastro.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Novo Gama, o programa acontece na cidade, há dois anos. Dados da instituição informam que em 2014 o projeto contou com a participação de 86 (oitenta e seis) pacientes. Já em 2015, este número saltou para 92 (noventa e dois).

O coordenador do projeto, Julio Campos, destaca que serão destinadas 40 (quarenta) vagas para a formação do primeiro grupo. Segundo ele, estas vagas são destinadas para aqueles que acreditam na eficácia do tratamento e que desejam parar de fumar neste ano.

Um estudo realizado em 2014 pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) indicou que 10,8% dos brasileiros mantém o hábito de fumar. O índice é maior entre os homens — 12,8% contra 9% entre as mulheres. Já os números, divulgados em 2015, pelo Ministério da Saúde, representam uma queda de 30,7% no total de fumantes no país nos últimos nove anos.

Ainda de acordo com o estudo, o consumo de cigarros no Brasil é maior na faixa etária entre 45 e 54 anos (13,2%) e menor entre jovens com idade entre 18 e 24 anos (7,8%).