Responsabilidade e ética no tratamento da notícia, quer a diretoria da Associação de Blogueiros do Distrito Federal

Geral

A diretoria executiva da Associação de Blogueiros do Distrito Federal e Entorno (ABBP) tomou posse, nesta quarta-feira (15), em noite de gala na Câmara Legislativa. Com a presença de blogueiros, jornalistas, radialistas, que juntos representam cerca de 130 veículos entre blogs, jornais, e rádios, a sala das Comissões do Legislativo de Brasília, foi pequena para abrigar os profissionais de comunicação e seus convidados na posse dos novos dirigentes da Associação. Entre os presentes, senadores, deputados, secretários do Governo, lideranças empresariais e representantes de diversos segmentos da sociedade local.

A posse da nova diretoria e conselhos da Associação se tornou um debate sobre o papel dos blogueiros na cobertura política. “Os blogueiros, hoje, fazem o chão de fábrica da notícia digital. É quem sabe das coisas, está nos locais, nos pontos onde está acontecendo a vida das pessoas que são extremamente importantes para qualquer instituição que queira fazer gestão”, qualificou o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Joe Valle (PDT).

Da esquerda para a direita, Kleber Karpov, Luzia de Paula, Sandro Gianelli, Fred Lima, Joe Valle, Marc Arnoldi e Igor Tokarski. De pé o jornalista Ricardo Noronha que com Rodrigo Mercúcio comandou o protocolo do evento. Foto: Ricardo Lima/Bombeiros-DF

O presidente que concluía seu mandato, Fred Lima, fez um balanço do trabalho realizado frente a entidade, nos últimos dois anos. Afirmou que sua passagem à frente da ABBP enfrentou um cenário muito adverso.Com  a morte do fundador, professor Francisco de Paula Junior, o Professor Chico,a entidade foi fragilizada e teve algumas dificuldades, em cumprir seu papel programado”.

O respeito pelo bom jornalismo fez com que a presidência lançasse o Código de Ética da ABBP, um regulamento de grande importância para a entidade e que deu o embasamento para que o Conselho de Ética possa manifestar-se quando algum associado ferir a ética jornalística, colocar em risco a imagem da Associação de Blogueiros ou mesmo quando determinados sócios se sentirem ofendidos ou difamados por outros colegas. A terceira ação foi resguardar os direitos coletivos ou individuais da ABBP e seus associados dando suporte a que do Departamento Jurídico possa agir dentro do que determina a lei e o regulamento. A quarta ação foi buscar uma sede física para a entidade para que os blogueiros tivessem um espaço e também que transmita credibilidade  aos políticos e a classe jornalística. Por meio de parceria, inaugurou sua sede que leva o nome de Francisco de Paula Júnior. A quinta ação foi a criação do projeto político, “Sabatina Política da ABBP” onde cada associado formula perguntas a um entrevistado, uma espécie de roda viva, com um mediador e os blogueiros fazendo qualquer tipo de pergunta. A sétima ação foi reformar estatuto social. O anterior era genérico e havia brechas para várias interpretações, sem muita clareza e definições. O novo regulamento prevê com maior nitidez a atuação da diretoria e dos conselhos, assim como, os direitos e deveres dos associados. A oitava ação foi criar a ABBP nas universidades, um projeto do professor Francisco, a única frustração que tenho ao deixar a presidência por não ter conseguido implementar o projeto. No entanto, criamos na ABBP, a diretoria de Relações Públicas a qual será ocupada pelo, renomado jornalista, Edgar Lisboa que será responsável a partir desse momento de levar o projeto às Universidades.”

Qualificação entre as prioridades da ABBP, promete Gianelli

Fred Lima, Sandro Gianelli, Raimundo Ribeiro e Marc Arenoldi

O presidente que assumiu a Associação de Blogueiros do DF e Entorno, Sandro Gianelli disse do desafio em assumir a presidência neste momento de grandes transformações. Destacou o trabalho que vinha sendo realizado até agora sob o comando de Fred Lima.. Entre suas prioridade elencou a instituição de cursos e seminários para uma melhor qualificação dos profissionais da área. Falou um pouco de sua trajetória como blogueiro. Lembrou que foi através do blog que conquistou um programa de jornalismo na Rádio OK, uma coluna no Alô Brasília e também o desenvolvimento de sua atividade profissional na Câmara Legislativa. “O blogueiro era um sujeito solitário, em seu escritório, em sua residência sempre com a ameaça de ser rackeado. Depois da criação da Associação, com o trabalho conjunto esse tipo de ameaça desapareceu. Hoje nós temos um time e nos protegemos. Nossa associação é de mão dupla. Quando a ABBP foi criada alguns diziam, mais um grupo de blogueiros, de achacadores, com diversos adjetivos que nós não nos orgulhamos e não gostamos de ouvir. É claro que, como em todas as profissões existem bons profissionais e maus profissionais. Mas nesta via de mão dupla, nós fizemos questão de constituir um conselho de ética. O presidente hoje é o tenente Jorge Martins, do blog do Poliglota,  um especialista em segurança pública e que tem a missão de acompanhar e avaliar as atitudes que envolvem os blogueiros. No momento em que qualquer político, por exemplo, se sentir injustiçado, for vítima de uma ação, entre em contato com a ABBP que o nosso conselho de ética tem o objetivo de fazer com que os bons profissionais continuam com a gente. Nós não queremos ser taxados de maus profissionais. Da mesma forma que nós temos um Departamento Jurídico, com três advogados, porque no momento em que um blogueiro nosso for injustiçado juridicamente, nossos advogados estão prontos para fazer a defesa dos blogueiros. Assim, quando os políticos ou alguém que se considerar  injustiçado, nós temos quem faça nossa defesa e quando um de nós, apertar demais, errar na dose da caneta, nós queremos que nos procurem porque  queremos é que seja exercitado o bom jornalismo.”

Isenção e responsabilidade nas eleições

Deputados Ricardo Vale e Celina Leão. Ao centro, Marcos Dantas, e ao fundo o padrinho da ABBP, Danúbio Martins, um dos homenageados.

“Outra discussão que nós blogueiros de política estamos tendo dentro da instituição é sabermos qual o debate que teremos na cobertura das eleições,” chamou atenção Sandro Gianelli. Acrescentando: “temos que saber qual nosso papel dentro das eleições para melhor informar a população, com isenção e responsabilidade. Nós estaremos informando, dando notícias de bastidores e acabamos construindo e destruindo imagens. Temos que saber de que forma vamos fazer isso com profissionalismo e responsabilidade. Temos que entender isso e temos que cobrir as eleições com a mesma responsabilidade  que os jornalistas políticos  cobrem a política e com a mesma responsabilidade que a sociedade espera dos que vão governar nosso Estado e nosso País. Então nós não podemos ser injustos com ninguém, nem tão pouco passar a mão na cabeça de ninguém. Por isso, fazemos esse debate dentro da ABBP, para que tenhamos ,cada vez mais, um papel de respeito e de transparência, como estamos fazendo agora aqui nesse evento. Quero ressaltar que os blogueiros do Distrito Federal vão trabalhar numa via de mão dupla e quanto mais essa relação for fortalecida, melhor para todos nós.”

Blogueiros Paulo Fernando, Guilherme Pontes, Hamilton Silva, Ricardo Callado, Hudson Cunha e Ricardo Oliveira

Sandro Gianelli anunciou que a ABBP estará  acompanhando  os gastos de publicidade. Quer o cumprimento da lei de autoria da deputada Luzia de Paula que prevê investimento do governo e do legislativo de, pelo menos,10%  em publicidade definidos para blogs e veículos alternativos. Hoje, entendemos que os critérios não contemplam o que a lei distrital quis contemplar. Com muita responsabilidade nosso conselho fiscal, presidido pelo jornalista Marc Arnoldi, especialista em números, com blog que trata especificamente disso, estará atento para que os critérios sejam discutidos. Antes de publicar, nós queremos estar reunidos com quem trata do assunto no governo e no Legislativo para que que se auxilie  na construção de uma melhor distribuição da publicidade.”

Paulo Fona, novo Secretário de Comunicação do Governo de Brasília, presente ao evento, afirmou que está à disposição.

Paulo Fona, secretário de Comunicação do Governo de Brasília e Toninho Pop, da OK FM, a esquerda

A posse contou ainda com a presença do presidente do PRP-DF, Adalberto Monteiro, de membros do Tribunal de Contas da União (TCU), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) Og Pereira e outros conselheiros; do presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF), Gutemberg Fialho, da Associação Comercial do DF (ACDF), do procurador Roberto Giffone, e outros representantes da sociedade civil organizada.

 

 

 

 

 

Nova Imagem dos Blogueiros

Teresa Cristina Machado, Vanessa Rodrigues Lisboa e Eduardo Zanetti

O vice-presidente, Kleber Karpov lembrou a capacidade dos blogueiros de política ao propiciar que a população do DF receba informações dos bastidores e de fatos de interesse público com imparcialidade. Karpov observou também o esforço da ABBP em criar uma nova imagem dos blogueiros. Isso porque podem, a partir de direitos garantidos pela Lei Orgânica do DF, se distanciar de práticas negativas associadas a essa categoria de profissionais.

Informação transparente

O Presidente do Conselho Consultivo e de Ética, Tenente Poliglota (blogdopoliglota.com.br), afirmou que um dos compromissos maiores da Associação de Blogueiros de Política do DF “é levar à informação à sociedade de forma verdadeira, transparente e com credibilidade. Para isso o Código de Ética da associação é bastante exigente, rígido até, e cobra do associado uma conduta profissional ilibada e à altura da profissão de jornalista, principalmente por ser uma atividade de natureza social e com finalidade pública.”

Deputado Joe Valle

O presidente Joe Valle (PDT/DF) enalteceu a força dos blogueiros no mundo moderno e garantiu que “ a Câmara Legislativa quer estar sempre junto. Quero  também pedir a vocês para que nos ajudem na gestão dessa casa legislativa no sentido de resignifica-la para toda a população.” Ele prometeu o apoio da Câmara para que os blogs tenham cada vez mais força e levem as informações, de forma democrática a todos. Anunciou a realização de seminários, juntamente com a Associação de Blogueiros do Distrito Federal e Entorno, para contribuir no aperfeiçoamento ainda maior dos profissionais da área e dos blogs editados no DF”.

Igor Tokarski, Governo de Brasília

Em nome do Governo de Brasília , o secretário Adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski falou do crescimento exponencial que os blogs atingiram tornam não só significativa a sua audiência, como aponta a democratização da notícia. Assinalou que a maneira correta de garantir uma boa relação, é nunca impedir a autonomia dos jornalistas sabendo que a isenção deve ser um baluarte dos comunicadores.

Tokarski destacou a importância que o Governo de Brasília dá ao segmento e citou nominalmente a presença dos representantes do Governo do Distrito Federal na posse da diretoria da ABBP. Presentes ao evento: Marcos Dantas, da Secretaria das Cidades; Marlon Costa, sub-secretário da Secretaria de Cidades e Manoel Alexandre também da Secretaria das Cidades. Além deles, Acelino Ribeiro, da sub-secretaria de Movimentos Sociais e o novo secretário de Comunicação do Governo do Distrito Federal, jornalista Paulo Fona.

Deputada Luzia de Paula

A deputada Luzia de Paula (PSB/DF) destacou que “hoje é um dia muito importante para a comunicação ,social. Nós temos a Associação de Blogueiros de Política, com uma nova diretoria assumindo um novo momento. Vejo este segmento, com muita importância para a realidade do Brasil e de toda a população. São os comunicadores que fazem com que a informação chegue muita rápida a toda a sociedade. Os blogs também estão se tornando uma categoria que vem se organizando e adquirindo, a cada momento mais musculatura. Fico muito feliz por ter podido dar uma pequena contribuição para que isso acontecesse. Então, para mim, hoje, é uma satisfação muito grande estar aqui nesse momento podendo abraçar esses profissionais que tem abraçado a sociedade.”

Para Luzia de Paula, “ é a oportunidade que nós temos de exercer a verdadeira democracia, na informação e na comunicação.”

Deputado Chico Vigilante

Deputado Chico Vigilante com os blogueiros, Edgar Lisboa, Toni Duarte e José Gurgel, foto: Ricardo Lima/Bombeiros-DF

“A internet e a Banda Larga no Brasil democratizou as informações. Antigamente tinha um latifúndio dominado por algumas empresas e hoje quebrou-se esse monopólio e os blogueiros, especialmente, as pessoas que fazem um trabalho sério, cada vez cresce mais e com credibilidade.”, acentuou o deputado Chico Vigilante (PT/DF).Na opinião do parlamentar, “isso é muito importante para o conhecimento, para a cultura e para a política brasileira, levar a verdade em todos os recantos desse país. Qualquer cidadezinha que eu vou hoje vemos blogs. Dou um exemplo, em Santa Luzia do Paroá, oeste do Maranhão,tem três blogs e o pessoal passa o o tempo todo botando notícias do mundo. Isso é importantíssimo. É a democracia para todo mundo e você tem o direito de selecionar e ler o que você quiser. Isso é a importância que tem os blogs e que não pode mais ser chamada de imprensa alternativa porque ela já é maioria hoje”, assinalou Vigilante.

Deputada Celina Leão

A deputada Celina Leão (PPS/DF)  registrou que o evento da aposse da nova diretoria dos blogueiros fala por si. Um evento que traz tanto secretários de Estado, como o Secretário de Comunicação, Paulo Fona e  o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle mostra o respeito que esse segmento precisa ter não só da classe política mas por tudo o que foi conquistado junto à sociedade. Os blogs hoje são uma importante ferramenta de comunicação mas principalmente democráticos. A gente tem falado em democracia onde as pessoas possam ter uma imprensa livre que fale a verdade, aponte os erros e, principalmente, também aponte caminhos. E é isso que a gente tem visto com os blogs do Distrito Federal que tem mostrado a verdade e muitas vezes nos mostrado soluções. Acho que democracia se faz com isso. É a democratização da informação, a informação será para todos. A grandeza desse evento demonstra hoje a força que vocês tem no Distrito Federal.”

Deputado Raimundo Ribeiro

Raimundo Ribeiro (PPS/DF)anunciou que estava apresentando um projeto de resolução denominando de Francisco de Paula Junior, professor Chico, à Sala de Imprensa do edifício sede  da Câmara Legislativa.

Aproveitou para convidar a todos para que no dia 7 de junho “possamos realizar uma sessão solene para tratar de Liberdade de Imprensa. É para deixar muito claro que a Liberdade de Imprensa é o oxigênio de qualquer democracia. Hoje temos aqui nesta reunião, um terço da Câmara Legislativa, secretários de Estado, um senador da República, enfim, todos os segmentos da sociedade estão aqui. Isso é um sinal claro da importância do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de todo esse tempo. O legado que o Fred Lima sob a inspiração do saudoso amigo Chico deixou é um legado que você tem que trabalhar muito para poder equiparar. Quero cumprimenta-los porque começar é o mais difícil e vocês são os precursores disso.”

Raimundo Ribeiro destacou a importância do conselho de Ética e assinalou que é importante expurgar aqueles que buscam a notícia, não para informar mas para transacionar. Quero saudá-los. É importantíssimo que todas as categorias tenham ética. O mais importante é que a gente tenha a segurança que ao receber a notícia, pode ser acreditada. Digo isso porque eu leio tudo, participo de uns 200 grupos de WhatSap, fico até as duas três horas da manhã, lendo.”

Osmar Terra, Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário

Parabenizo a nova diretoria da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno (ABBP), que toma posse nesta quarta-feira (15), sob a liderança do competente jornalista Sandro Gianelli. Com a missão de fortalecer m a mídia digital alternativa na região, a associação desempenha papel central  na oferta de conteúdo de qualidade com foco na área política. Comprometida ainda com a qualificação dos blogueiros, a entidade demonstra estar alinhada às novas tendências do mercado de comunicação, que exige profissionais cada vez mais preparados para lidar com a instantaneidade, sem deixar de lado a apuração criteriosa preconizada pelo bom jornalismo. À nova diretoria, os meus parabéns e muito sucesso na condução dos trabalhos.”

Senador Hélio José

Ricardo Oliveira, senador Hélio José e Maria Clara.

O senador Hélio José  (PMDB/DF) ressaltou a importância da comunicação dos blogueiros juntamente com as rádios comunitárias para que  a comunicação chegue a primeira hora a todos. Convidou para que os blogueiros também se reúnam no Senado para discutir formas para que os blogs possam melhor desempenhar suas funções. Colocou seu Gabinete à disposição para que sejam apresentadas sugestões  ou projetos de lei para que os blogueiros possam ter seu trabalho facilitado não só em Brasília, mas no Brasil todo. Estou na torcida para que voces continuem evoluindo no trabalho que vocês vem desenvolvendo”, concluiu.

 

 

Senadora Ana Amélia

A senadora Ana Amélia (PP/RS), encaminhou mensagem ao presidente  Sandro Gianelli, agradecendo convite para participar da posse da nova diretoria da ABBP .Disse que não poderia comparecer pois era palestrante  num evento da Federação das Associações  de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS),  em Porto Alegre, para falar sobre o desequilíbrio fiscal e a importância de um novo Pacto Federativo.

A senadora renovou os cumprimentos pelo “ relevante trabalho dos blogueiros de política do DF, na divulgação da atividade parlamentar e das ações relacionadas à área, de forma imparcial, comprometida e responsável. Na sociedade em que vivemos, onde a população está cada dia mais sintonizada, a divulgação das informações por meio das redes sociais torna-se de extrema relevância. Como jornalista, por quase 40 anos, sei da importância da profissão para a democracia de nosso País. Reitero, também meu compromisso em defesa da liberdade de imprensa e contra qualquer censura a essa atividade.

Desejo sucesso à nova diretoria e aos conselheiros na gestão que está começando. Meu Gabinete está à disposição”. Senadora Ana Amélia. Ela foi representada, no evento, pelo assessor de imprensa, jornalista, Renan Aires Lopes.

Senador Lasier Martins

“Prezado amigo, Edgar Lisboa

Como jornalista profissional e integrante da mídia eletrônica em meu Estado, o Rio Grande do Sul, vejo com muito entusiasmo a organização da subcategoria dos blogueiros do Distrito Federal em entidade representativa.

Entre os desafios das novas mídias está sua representatividade no sistema institucional do setor de imprensa, que hoje se compõe de associações e sindicatos, tanto patronais como de empregados, específicos para cada segmento.

Por isto digo, como velho profissional, bem-vindos à luz do associativismo de nossa classe, a dos informadores e formadores de opinião. Meus cumprimentos à diretoria e membros desta entidade”. Lasier Martins, Senador

Presentes também à posse da Associação de Blogueiros, os  deputados Distritais, Julio Cesar (PRB), Ricardo Vale (PT), Robério Negreiros (PSDB).

Números da Publicidade

Joe Valle, Marc Arnoldi e Igor Tokarski

Marc Arnoldi, editor do blog especialista em números do governo e legislativo, assumiu a Presidência do Conselho.Explicou que há cin co anos, o blog publica os números do governo mas nunca emitiu  uma linha de opinião. Só informa.Sou blogueiro de números e é isso que vou fazer na ABBP, olhar os números com a frieza da calculadora”, prometeu Arnoldi.

 

 

Quem Somos

Fundada em dezembro de 2014, a ABBP conta com 46 associados. Os membros que compõem a Diretoria Executiva e os Conselhos Fiscal e de Ética empossados para o biênio 2017/2019 são:

DIRETORIA EXECUTIVA

Sandro Gianelli – Presidente

Kleber Karpov – Vice-Presidente

Toni Duarte – Secretário-Geral

Rodrigo Mercúccio – Financeiro

Edgar Lisboa – Relações Públicas

Eldo Gomes – Relações Institucionais

Hudson Cunha – Comunicação e Marketing

CONSELHO FISCAL

Marc Arnoldi – Conselheiro-Presidente

Hamilton Silva – Conselheiro

Ricardo Aguiar – Conselheiro

Sérgio Loros – Suplente

José Gurgel – Suplente

Idovan Araújo – Suplente

CONSELHO CONSULTIVO/ÉTICA

Tenente Poliglota – Conselheiro-Presidente

Aderivaldo Cardoso – Conselheiro

Artur Benevides – Conselheiro

O diretor de relações píblicas da ABBP, Edgar Lisboa, com Sandro Gianelli, Fred Lima e Joe Valle

Na próxima quarta-feira ( 21) a Associação de Blogueiros do Distrito Federal e Entorno, realiza sua primeira reunião de trabalho para apresentação do planejamento das ações da ABBP, em 2017.

 

 

 

 

 

 

 

 

O senador Paulo Paim exalta a Associação dos Blogueiros de Política de Brasília.

Com informações da Agência Digital News/Blog Edgar Lisboa