Raimundo Ribeiro sugere decreto que desobriga o uso de faróis durante o dia

Política

O deputado distrital Raimundo Ribeiro (PPS) protocolou, nesta quarta-feira (26), documento de Indicação que sugere ao Governo de Brasília a edição de um decreto que desobrigue os motoristas a manter acesos os faróis, durante o dia, nas vias urbanas do Distrito Federal.

A justificativa do parlamentar é de que as rodovias distritais são vias urbanas e não se enquadram no conceito de rodovia estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro, que as define como vias rurais pavimentadas. Além disso, a maioria das vias do Distrito Federal possuem pistas duplas ou triplas, não se justificando a adoção da medida como item de segurança para visualizar o veículo em sentido contrário.

Ribeiro foi o primeiro parlamentar do DF que se pronunciou sobre o assunto, um dia após a Lei entrar em vigor. À época, o distrital solicitou a suspensão da obrigatoriedade do uso do farol ligado durante o dia e sugeriu que o DETRAN, juntamente com o DER, fizessem mais ações preventivas e educativas do que repressivas com fins arrecadatórios. “Tenho a convicção que educar a população para o trânsito, evita mais acidentes do que impor normas e aplicar sanções”.