Quase 25 toneladas de drogas apreendidas neste ano em Goiás

Geral

Do início deste ano até a primeira semana de junho, as polícias Civil, Militar e grupos especializados apreenderam cerca de 24,7 toneladas de drogas em Goiás. Na última segunda-feira, dia 6, data em que foram incineradas, em Senador Canedo, cerca de 5,5 toneladas de maconha, aproximadamente 1,7 tonelada de entorpecente foi apreendida em quatro grandes operações: em Jataí e Chapadão do Céu, na Região Sudoeste; em Itumbiara, no Sul do Estado; e em Goiânia.

À frente do Comando de Operações de Divisas (COD), o tenente-coronel Márcio Vicente da Silva acredita que as apreensões quebram uma cadeia criminosa que devasta a vida de tantas famílias. “O COD, em conjunto com as diversas forças policiais e com o serviço de inteligência, desfaz, com estas apreensões, uma teia de crimes. Além disso, o nosso trabalho é este, fechar o cerco a estas atividades criminosas”, afirma.

O COD é responsável por, entre várias atribuições, fiscalizar as divisas e fronteiras do Estado. Atualmente, 15 bases – este número aumentará em breve – estão instaladas em diversas regiões de Goiás nas cidades de Aporé, Britânia, Cabeceiras, Cachoeira Alta, Campos Belos, Chapadão do Céu, Corumbaíba, Goiânia, Itumbiara, Jataí, Lagoa Santa, Piranhas, Porangatu, Posse e São Miguel do Araguaia. Em seus quatro anos de existência, o Comando de Operações de Divisas contabiliza a apreensão de 30 toneladas de drogas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também apreendeu nesta semana com apoio de homens das forças policiais do Estado de Goiás, 30 quilos de pasta-base de cocaína em um veículo, na BR-364, em Jataí. Policiais tiveram que desmontar parte do automóvel porque o entorpecente estava escondido no para-choque e em compartimentos das rodas. Um rapaz de 22 anos foi preso por tráfico e confessou que recebeu R$ 10 mil para transporte do Mato Grosso do Sul até o Distrito Federal.

Região Sudeste
A Polícia Civil, por meio do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc) da 6ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), prendeu dois suspeitos de tráfico de drogas. Eles foram detidos em uma chácara em Abadia de Goiás. Com a dupla, foram encontrados 320 quilos de maconha. Estão presos Marco Antônio Vidal e Júlio César Teodoro.

Graer prende traficantes
Também no início da semana, o Grupo de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de Goiás (GrAer) prendeu Jander Barduino da Silva, 31 anos, e Renato Brandão de Moura, 26, conhecido comoTubarão. Eles estavam em uma residência no Setor Faiçalville, em Goiânia, que estaria sendo utilizada para o tráfico de entorpecentes. Com a dupla foram encontrados e apreendidos duas balanças de precisão e 2,5 quilos de cocaína, além de dinheiro e ácido bórico.

Rotam em ação
No que diz respeito à apreensão de drogas, a Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) também têm destaque. Somente neste ano, a tropa apreendeu duas toneladas de entorpecentes. A força policial conta com aproximadamente 200 homens em seu efetivo e que atuam em ocorrências de alto risco na Região Metropolitana de Goiânia.

Dada a importância e eficácia do trabalho deste grupo especializado da PM, o vice-governador e titular da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, informou que a Rotam terá um segundo Batalhão na região do Entorno do Distrito Federal.

Com informações do site: Alô Valparaiso