Prefeitura do Novo Gama realiza a “Blitz de combate a AIDS”

Política

Neste 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, o Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo a “Blitz de Combate a AIDS”. Esta ação acontecerá na entrada do Novo Gama a partir das 8h40.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde Tânia Brandão, no local haverá a distribuição de panfletos informativos e também de preservativos.  Ela destaca que o principal objetivo é conscientizar e orientar a população sobre a doença.

De acordo com os dados do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2012, o Brasil tem 656.701 casos registrados de AIDS (condição em que a doença já se manifestou), de acordo com o último Boletim Epidemiológico. Em 2011, foram notificados 38.776 casos da doença e a taxa de incidência de AIDS em todo o país foi de 20,2 casos por 100 mil habitantes.

O que é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS?

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. O objetivo deste importante dia é reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS.

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de AIDS. As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta.

Vale destacar que a cada ano, a OMS elege a população/grupo social que registra o maior crescimento da incidência de casos de HIV/AIDS e define para uma campanha com ações de impacto e sensibilização sobre a questão.