“A parte administrativa passa por modernização e isso diminui a necessidade de policiais em batalhões, pois eu quero o efetivo nas ruas e estamos com operações especiais nas cidades do DF”, afirma coronel Marcos Nunes, comandante geral da Policia Militar do DF | Fotos: Reprodução / PMDF

Policia Militar do DF terá mais 800 policiais nas ruas do DF, confirma coronel Nunes

Geral

Nesta segunda-feira, 26 de setembro, o comandante geral da Policia Militar do Distrito Federal, coronel Marcos Nunes, –  esclareceu ao site Acontece Brasília – às mudanças que tem feito em sua gestão para diminuir os índices de criminalidade nas cidades, dentre elas a retirada de parte dos policiais da área administrativa e transferência para o policiamento ostensivo- nas ruas – com isso, a população contará com mais 800 policiais nas ruas do DF, de um efetivo total de 13.300.

“O 11º batalhão de policia de Samambaia, tem atualmente 400 policiais, que revezam entre escala, para atender 250 mil moradores e o comandante definiu que terá mais policiamento nas ruas, com o fim de uma área que cuidada de gestão de pessoal, pois tudo será centralizado na sede da instituição”, esclarece o coronel Nunes, comandante geral da PMDF.

pmdf-002
A Polícia Militar do Distrito Federal tem hoje 700 viaturas em pleno funcionamento.

:: Jovens x Crimes

“O número de menores envolvidos em crimes está alarmante em Brasília. Por isso, a corporação tem atuado com programas sociais, são mais de 55 hoje, em várias áreas e segmentos”, destacou o coronel Nunes, fazendo um balanço com dados e estatísticas da corporação.

Em todo o DF, com mudanças internas, tirando policiais de áreas administrativas, a população contará com uma média de 800 policiais nas ruas, divididos em 700 viaturas, que só circulam com total capacidade de prestar atendimento a comunidade.

pmdf-001
O comandante colocou em ação a Operação Redução de Índices Criminais – RIC, que leva mais de 1 mil policiais para ações estratégicas, que se dividem pelas 32 cidades do DF.

:: Concurso Público – PMDF

Uma solução, alarmante, é ter novos efetivos, com realização de novo concurso público, para suprir as baixas que a corporação teve com aposentados e oficiais que foram para reserva, a corporação terá mais atuação. O concurso já está aprovado, mas deve sair só em 2017.

:: Violência em Samambaia x Ações do Comandante da PM

samambaiadf_02
O Quartel do 11º Batalhão não sairá de Samambaia, ao contrário, áreas administrativas foram centralizadas na sede da instituição, para que haja mais policiais nas ruas, com o comando do Coronel Samuel.

:: 11º Batalhão de Samambaia/DF

A violência em Samambaia cresceu e isso tem deixado os moradores em alerta. Questionado pela reportagem do site Acontece Brasília, o comandante geral da PMDF, coronel Nunes, já destinou 10 novos policiais para a cidade e nos próximos dias apresentará sua nova ação para a região, que conta com 400 policiais, atuando em escala de serviço. A média, segundo a PMDF, é de 1 policial para cada 553 moradores, sob o comando do coronel Samuel.

pmdf-003
Atualmente, 230 policiais, são responsáveis pelo atendimento de emergências do número – 190 – Centro de Informação e de Administração de Dados (CIAD)

Os números da PMDF
Só em 2016, foram mais de 24.682 mil pessoas presas no DF
O efetivo de hoje é de 3.300 policiais na ativa
Até o momento, setembro, já foram mais de 170 mil ocorrências atendidas
53% dos presos são colocados em liberdade com menos de 24h
A PMDF apreendeu mais de 1.058 armas pelo DF

Fonte: Eldo Gomes / Acontece Brasília