Novo Gama: Saúde realizará o dia “D” contra a gripe H1N1

Geral

No próximo sábado (30), a Secretaria Municipal de Saúde estará promovendo do dia “D” de vacinação contra a gripe (H1N1). De acordo com a prefeitura todas as unidades de saúde estarão realizando o atendimento das 8h às 17h.

Na rede pública municipal, a vacinação é destinada para os seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, puérpera (até 45 dias), povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

Porque vacinar

Dados do Ministério da Saúde relatam que de janeiro a março deste ano, o Brasil registrou 444 casos de síndrome respiratória aguda grave provocada pela influenza A (H1N1), conhecida como gripe A. O Boletim epidemiológico divulgado pelo órgão aponta ainda que a doença já provocou a morte de pelo menos 71 pessoas em todo o país.

A ocorrência da Influenza A (H1N1) é maior no inverno. No entanto, a transmissão também pode ocorrer de forma acentuada no verão.

Sintomas

Os principais sintomas da gripe A (H1N1) são infecção aguda das vias aéreas e febre – em geral mais acentuada em crianças do que em adultos. Também podem surgir calafrios, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, moleza e tosse seca, além de diarréia, vômito, fadiga e rouquidão.

Como prevenir

A prevenção da doença é feita com regras básicas de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com frequência. Também se deve evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração de pessoas.

 

Fonte: Prefeitura do Novo Gama