Novo Gama: Saúde capacita profissionais da Atenção Básica

Geral, Política

Com o objetivo de melhorar a cada dia o atendimento nas Unidades de Saúde do Novo Gama, o Governo do Município promoveu nesta semana uma capacitação para todos os funcionários e estagiários que atuam na área.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o eixo principal da oficina foi a Planificação da Atenção Primária. O encontro aconteceu durante dois dias, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Saúde capacita profissionais da Atenção Básica  (1)O coordenador de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Julio Campos foi quem ministrou todo o conteúdo. Segundo ele o principal o objetivo era qualificar os profissionais propondo ações efetivas para melhorar a vida de cada cidadão. Além disso, viabilizar o processo de trabalho de forma que seja ampliada a oferta de serviços e também melhorado os indicadores de saúde.

Mas o que é Planificação da Atenção Primária?

De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), a “Atenção Primária à Saúde é uma das áreas eleitas como prioritárias, ou seja, é tida como um eixo fundamental para a mudança de modelo assistencial, para o alcance dos objetivos de um sistema de saúde equânime e universal.

As Secretarias Estaduais de Saúde (SES) também entendem que tem papel fundamental no apoio técnico e financeiro às equipes gestoras municipais para a sua adequada organização de acordo com os seus princípios e as necessidades de saúde da população.