Novo Gama receberá Caravana Digital, no próximo domingo

Tecnologia

O Governo do Município em parceria com a ONG Programando o Futuro – “Estação de Metarreciclagem” e da EAD – “Seja Digital”, trará no próximo domingo (26), para o Novo Gama, a “Caravana Digital”.

O evento acontecerá na Feira Permanente do Pedregal, das 8h às 11h. O principal objetivo é informar a população sobre a transição do sinal analógico para o digital na região, e também ressaltar a importância do descarte do lixo eletrônico em locais adequados. Confira a programação.

Espaço da criança

  • Teatro de fantoche
  • Pintura de rosto
  • Brincadeiras infantis
  • Digital para colorir

Espaço jovem

  • Oficina de grafite
  • Batalha de rima

Espaço melhor idade

  • Dança terapêutica
  • Oficina de hortas urbanas em pequenos espaços
  • Atendimento saúde

De acordo com a organização, outras atividades educativas também serão realizadas, dentre elas estão: a Oficina Sintonize-se; a Dança livre interativa; a Percussão com o slogan da TV Digital; e o Espaço TV Digital. No local também haverá uma caixa destinada para o descarte do lixo eletrônico.

Para o prefeito Everaldo Vidal, esta realização será de grande importância para o município.  “Por meio destas parcerias, vamos apresentar à população os benefícios que a chegada do sinal digital, trará para a nossa cidade. Além disso, vamos orientar os moradores, sobre como descartar o lixo eletrônico”, afirmou.

Sinal Digital no Entorno

Segundo o Ministério das Comunicações, em outubro, Brasília e cidades do entorno do Distrito Federal vão fazer a transição do sinal analógico para o digital. A distribuição dos kits já começou em nove cidades do entorno: Cristalina, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Cidade Ocidental, Novo Gama, Formosa, Águas Lindas de Goiás e Planaltina.

Como funciona a distribuição dos kits?

A EAD, empresa que administra a transição da TV analógica para a digital, disponibiliza, gratuitamente, uma Central de Atendimento, com diversos canais para quem tiver dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico e sobre a TV digital no Brasil. É possível entrar em contato pelo telefone 147 (ligação gratuita, em todo o Brasil) ou pelo site: www.sejadigital.com.br.

Vale ressaltar que é preciso ter em mãos, o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou número do NIS (Número de Identificação Social).

E minha TV, receberá o sinal?

Nos aparelhos de televisão mais modernos, não é preciso conversor, apenas uma antena. A maioria dos televisores fabricados a partir de 2010 já são capazes de receber o sinal digital, mas é preciso consultar o manual do aparelho ou entrar em contato com o fabricante. O sinal da TV Digital é geralmente transmitido em UHF, mas existem canais digitais também em VHF nas regiões metropolitanas de algumas grandes cidades.

O processo de implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital deverá se estender a todo o Brasil até o fim de 2018. Depois do desligamento, a programação das emissoras deixa de ser exibida na cidade pelo sistema analógico. Em seu lugar, as geradoras de TV vão continuar transmitindo, por 30 dias, uma cartela fixa informando ao telespectador como proceder para ter acesso ao sinal digital.

 

Hudson Cunha – Assessor de Imprensa

Prefeitura do Novo Gama