Novo Gama: Governo do Município parabeniza Jornalistas

Política

Nesta quinta-feira, dia 7 de abril, comemora-se o Dia do Jornalista. A data homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar a informação para as pessoas, de maneira imparcial e ética. Seja na rádio, na televisão, na internet ou nos jornais impressos.

Hudson Cunha é jornalista e também, assessor de imprensa na Prefeitura do Novo Gama. Ele conta que iniciou sua vida na profissão, no ano 2011, onde trabalhou na Empresa Brasileira de Comunicação, Ministério da Justiça e numa Faculdade particular.  A sua história na profissão divide-se entre o Estado de Goiás e Brasília.

“Quando me formei em 2011, trabalhei em assessorias de comunicação e imprensa, também atuei como professor e realizei um projeto social em escolas públicas, na cidade de Luziânia. O projeto era voltado para a área da comunicação e chamava-se Você Repórter. Eu ensinava aos participantes, como produzir textos jornalísticos, entrevistas e comunicação digital. Adoro o que faço, e tenho prazer repassar o que sei,” disse Hudson Cunha.

O que faz o assessor de imprensa?

O trabalho do assessor de imprensa, que geralmente tem formação em jornalismo ou relações públicas, será conseguir que sejam divulgadas na imprensa notícias sobre o seu assessorado. Normalmente, este profissional realiza a gestão de relacionamento com outros jornalistas e canais de comunicação.

Como surgiu Dia do Jornalista?

O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e independência do Brasil.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.

Somente em 1931, cem anos depois do acontecimento, é que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista. Foi também no dia 7 de Abril, que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

O Governo Municipal parabeniza a todos os jornalistas de nossa cidade pelo importante trabalho prestado a população.