Novo Gama: Defesa da Mulher promove palestra sobre Lei Maria da Penha e Igualdade Racial

Política

Seguindo o cronograma de comemoração ao mês da mulher, o Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Defesa da Mulher e Diversidade Social realizou na segunda-feira (14), uma palestra a Lei Maria da Penha e a Igualdade Racial.

 

O encontro foi realizado na Escola Municipal Ponto Final, no Pedregal e contou a presença da Secretaria Municipal de Defesa da Mulher, Olinda Teixeira.  Na ocasião os presentes receberam orientações de como coibir a violência doméstica e familiar, bem como eliminar todas as formas de discriminação sejam elas de cunho econômico, psicológico, racial ou sexual.

 

De acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, órgão vinculado à Presidência da República, o número de denúncias de violência contra mulher recebidas pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 aumentou 44,74% em 2015. Segundo a pasta, somente no ano passado foram registrados 76.651 casos, contra 52.958 em 2014.

 

Com isso, o Brasil teve, em média, 210 casos de violência contra a mulher por dia. Do total de denúncias, a maior parte, 50,16%, está relacionada à violência física. As ocorrências de violência psicológica ocuparam o segundo lugar, com 30,33%. Em menor proporção, aparecem ainda casos de violência moral, cárcere privado, violência sexual, violência patrimonial e tráfico de pessoas.

Hudson Cunha - Novo Gama Defesa da Mulher promove palestra sobre Lei Maria da Penha e Igualdade Racial  (3)Entre os casos de violência sexual, o número que mais chama a atenção é o de estupros: foram 2.731 casos, uma média de mais de 7 casos por dia. O balanço também mostra que as mulheres negras são o principal alvo dos casos de violência. Elas foram vítimas em 58,86% das ocorrências registradas.

 

Preocupado com estes números, o Governo do Município tem voltado às atenções para as políticas públicas de atenção a mulher. Neste sentido, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizará no próximo dia 23 (quarta-feira), uma grande ação social em frente Paróquia Imaculada Conceição, a partir das 14h.  O evento contará a oferta de vários serviços gratuitos, dentre eles palestras e ações de saúde.