Guardas Municipais de Valparaíso, Cidade Ocidental, Luziânia e Novo Gama passarão por curso de formação

Geral

Todo o conteúdo ministrado segue o que determina a Lei 13.022/14

Os Guardas Civis Municipais das cidades goianas de Valparaíso, Cidade Ocidental, Luziânia e Novo Gama participaram na manhã desta quinta-feira (3), da aula inaugural do curso de formação, no Instituto Federal de Goiás, em Valparaiso.

Os agentes também participaram do 5º Seminário Regional de Segurança Pública da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE). Evento que segundo os organizadores, teve o objetivo de fomentar e despertar a reflexão de temas voltados ao fortalecimento da segurança pública municipal.

Hernany Bueno Assessor da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás

De acordo com o gerente de Projeto do Curso de Formação da Guarda Civil Municipal, Hernany Bueno, está prevista a formação de 170 alunos, que segundo ele, irão trabalhar de forma preventiva nas ruas dos municípios. “A expectativa é formar guardas civis que possa vir para prevenir o crime e ocupar os espaços públicos vazios e evitar que o crime ou violência ocorra,” afirma.

A capacitação terá a duração de 1050h/a. Todo o conteúdo ministrado segue o que determina a Lei 13.022/14 que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais e também a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP/MJ.

Dados do Observatório da Segurança Pública – Entorno

Segundo o último balanço do Observatório da Segurança Pública, os índices de criminalidade estão em queda em todo o Estado. No Entorno do Distrito Federal, as 12 modalidades criminais pesquisadas apresentam declínio. Houve forte queda no número de latrocínios, nos seis primeiros meses deste ano.

A redução nos latrocínios na região foi de 44,83% de janeiro a junho. No período, os homicídios recuaram 21,93%. Estupros e tentativas de homicídio caíram, respectivamente, 16,09% e 34,90% nos seis primeiros meses do ano. Roubos a transeuntes regrediram 22,63% no período e também apresentaram queda roubos de veículos (-28,26%), roubos em comércio (-20,31%), roubos em residência (-26,67%), furtos de veículos (-8,40%), furtos a transeuntes (-49,36%), furtos em residências (-13,85%) e furtos em comércio (-3,71%).

Assista o vídeo do prefeito de Valparaíso

 

Da redação