Guarda Municipal de Novo Gama participa de marcha e seminário em Brasília

Geral

Os agentes da Guarda Municipal do Novo Gama participaram na última terça-feira (31), em Brasília, da 17ª Marcha Azul Marinho e do 8º Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública. A marcha aconteceu na Esplanada dos Ministérios e seguiu rumo a Câmara dos Deputados.

Já o seminário foi realizado no auditório Nereu Ramos, e contou com a presença de várias autoridades, dentre elas, políticos; representantes do Ministério da Justiça; presidentes dos Sindicatos dos Guardas Municipais de São Paulo e Minas Gerais; o presidente da Organização Não Governamental SOS Segurança Dá Vida, Maurício Domingues “Naval”; o Comandante-Geral da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM-SP), Gilson Menezes; e o Desembargador Dr. João Kopytowski.

Guarda Municipal de Novo Gama participa de marcha e seminário em Brasília (2)
Fotos: Mizael Santana

Durante a solenidade foi realizadas homenagens aos agentes de segurança pública assassinados neste ano e também um ato de repúdio aos casos de violência acontecidos no Rio de Janeiro. Foi também discutida a necessidade de aprovação da PEC 534/2002 e do PL 5616/2013, que trata do piso salarial das guardas municipais.

É importante lembrar que o evento foi promovido pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) a partir da aprovação da Sugestão nº 51/2016, de autoria da ONG SOS Segurança dá Vida.

Investimento em segurança

O Governo de Município investiu na capacitação de 156 agentes para reforçar a segurança em Novo Gama. Deste total, 50 (cinquenta) homens e mulheres passaram por um curso com cerca de 860h/aulas, referente ao estágio operacional, que habilitou os profissionais para atuarem em ações policiais nas ruas do município. Todo o conteúdo seguiu o que determina a Lei 13.022/14 e matriz curricular da SENASP/MJ.

Criação da Guarda Municipal

A prefeitura informa que a criação da guarda está de acordo com a Lei nº 929, de 17 de junho de 2009, inciso III, do Artigo 3º, da Lei orgânica do Município de Novo Gama. Esta lei autoriza a criação da Guarda Municipal e por meio dela, viabiliza convênios com a Polícia Militar.

 

Hudson Cunha – Assessor de Imprensa

Prefeitura do Novo Gama