Governo Municipal promove Novembro Azul em Novo Gama

Política
Foto: Mizael Santana
Foto: Mizael Santana

No último domingo (1) iniciou-se em todo o Brasil a campanha chamada Novembro Azul. Esta campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.

Vale lembrar que o mês de outubro foi marcado pela campanha de prevenção ao câncer de mama, popularmente conhecido como Outubro Rosa. Na ocasião, a Prefeitura do Novo Gama através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a distribuição de panfletos, a realização de palestras e também de exames preventivos para as mulheres do município.

Preocupado em conscientizar e orientar a população novogamense, em especial a comunidade masculina, sobre os riscos do câncer de próstata, o Governo Municipal preparou uma programação muito especial, dividida em dois dias. Confira abaixo:

10 de Novembro – Ginásio de Esportes do Novo Gama

 Das 8h até as 11h, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará disponibilizando os seguintes atendimentos para a comunidade: Exames de próstata (PSA); Aferição de Pressão Arterial e Glicemia; Palestras; Distribuição de Preservativos; e Consultas Médicas.

17 de Novembro – Centro Comunitário do Lunabel

Neste dia, os atendimentos continuam das 8h até as 11h, onde também serão disponibilizados atendimentos como: Exames de próstata (PSA); Aferição de Pressão Arterial e Glicemia; Palestras; Distribuição de Preservativos; e Consultas Médicas.

Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele. A cada seis homens, um é portador da doença, que pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença, que quando diagnosticada precocemente as chances de cura são de aproximadamente 90%.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.