Facebook adiciona recursos no aplicativo Mentions para ajudar jornalistas

Tecnologia

Hudson Cunha - Facebook DigitalO Facebook tem criado ferramentas para os jornalistas, afim de oferecer recursos para facilitar o acesso às informações que eles precisam no seu dia a dia de trabalho, como por exemplo o Signal. A empresa não tem tido muito sucesso nesta empreitada até agora, mas isso pode estar começando a mudar. Ele está construído um “universo paralelo” para jornalistas poderem usar com suas contas pessoais, e muitos dos recursos soam bastante com o Twitter.

Quando o Facebook ampliou o acesso ao seu app Mentions para iOS a todos os usuários verificados, ele também acrecentou uma verificação para jornalistas. Os profissionais da mídia que começaram a utilizar o Mentions, notaram que ele apresenta o Facebook como um serviço semelhante ao Twitter, e isso parece torná-los mais propensos a usá-lo profissionalmente, como é o caso de um dos jornalistas do The Next Web, segundo seu relato. O Mentions foi lançado no início de agosto, com o objetivo inicial de alcançar um público bem específico – as celebridades.

O News Feed em Mentions inclui o conteúdo público tanto de amigos quanto outras pessoas e páginas que o usuário segue. Graças à terminologia “following” o que temos é mais uma audiência pública do que os conteúdos dos amigos e familiares. Depois, há o guia de tendências, que ao acessar abre um pop-up que incentiva a usá-lo para discutir temas atualmente populares com o público.

Hudson Cunha - facebookJá a guia “Mentions” é aquela realmente útil para os jornalistas. Ela não apenas mostra as mensagens nas quais o usuário foi marcado, ela também exibe mensagens públicas que incluem links para os artigos do usuário.

É preciso ter adicionados o Facebook metadata com os detalhes do autor no CMS onde os artigos são postados. Uma vez que isso é criado, os jornalistas podem ver o que as pessoas estão dizendo sobre o que eles escrevem quando os links são compartilhados. Assim, também fica simples saber se alguém não entendeu alguma coisa do que foi escrito nos artigos, ou pegar um bom contraponto feito por um leitor sem que tenham de marcar o autor do texto.

A guia de Notificações é semelhante à do app do Facebook regular, mas sem alertas sobre Eventos e Grupos. O usuário só será notificado sobre curtidas, comentários, menções e follows. Isso é muito semelhante ao próprio fluxo de notificações do Twitter.

As transmissões de vídeo ao vivo são diretas, sem necessidade de um aplicativo separado; é possível fazer sessões de perguntas e respostas baseadas em texto com o público, também.

Além disso, ao publicar um conteúdo, os jornalistas podem optar por compartilhar publicamente ou apenas para seguidores. Isso é útil para aqueles que preferem não soar como pessoas que enviam propaganda para seus amigos de conteúdos de trabalho que não lhes interessa.

O Facebook ainda precisa trazer o Mentions para Android, verificar mais jornalistas e ensiná-los sobre a melhor forma de usar o aplicativo. Se isso for feito, é possível que veremos muitos profissionais aderindo à novidade, e usando a rede social para trabalho de forma muito semelhante ao que fazem com o Twitter.

O Mentions pode ser encontrado na App Store mas só está disponível para pessoas públicas verificadas no Facebook.

 

Fonte: Tudo Celular