Especialista defende que trabalho de combate ao bullying nas escolas deve ser feito em conjunto

Notícias Corporativas

Uma a cada três crianças do mundo é vítima de bullying em colégios. O dado é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Apelidos pejorativos, constrangimento público e ataques físicos são alguns dos problemas enfrentados por quem é vítima da prática.

Para Verusca Roseno, Psicóloga especialista em crianças adolescentes e Psicologia Positiva é necessário um trabalho de capacitação equipe pedagógica e abordagem frequente do tema nas escolas. “No contexto escolar no qual os alunos se envolvem em ameaças, nomes pejorativos e agressões físicas, a consequência é o adoecimento emocional. As escolas têm hoje total responsabilidade em gerar ações que potencializem projetos de conscientização aos alunos e família”, destaca.

A especialista ressalta que as ações de prevenção e combate ao bullying não devem se restringir a uma palestra ou uma campanha isolada contra o problema, mas fazer parte das discussões do dia a dia escolar e envolver a família nesse processo.

Como os pais devem agir?

De acordo com Verusca Roseno, a observação dos pais é primordial. “É preciso ter um olhar diferenciado ao filho, estando atentos às mudanças comportamentais,” disse.

Ela também reforça. “A educação familiar é a base de tudo. Contudo, esta observação tem que ser em conjunto, sendo escola, aluno e família. Em muitos casos é necessário uma intervenção psicológica  tanto para o aluno que sofre a agressão quanto para o agressor,”finalizou.

Onde buscar tratamento?

A cidade do Gama conta com a Clínica Felicitá – Psicologia e Saúde que é especializada em psicologia Infantil, Adolescentes, Adulto e Familiar, além de Psicopedagogia, Fonoaudiologia e Nutrição. A clínica também conta com os seguintes serviços: Avaliação de TDAH, Déficit de atenção, Hiperatividade, Autismo, Avaliação de Dificuldades Escolares, Orientação Profissional, Obesidade Infantil e Adulto, Laudos de Bariátrica e Laqueadura.

Onde fica?

Quadra 01 Conjunto A Lote 07 Sala 202 – Edifício Bella Cintra- Setor de Clinicas – Gama Sul. O telefone para contato é (61) 99621-5087/ 3384-9681

Sobre Verusca Roseno

É Psicóloga Clínica, atua com Psicoterapia de Crianças e Adolescentes. É Especialista em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva e Especializanda em Neuropsicologia (CRP DF 01/14028).

Da redação