Conversa Franca!

Política

Hudson CunhaConforme noticiado pelo Blog na semana passada o Presidente do PSDB/DF o Deputado Federal Izalci Lucas esteve em visita no Recanto das Emas e na ocasião a equipe do blog pode acompanhar Izalci e bater um papo com o deputado!

Um dos pontos fortes de Izalci é o seu carisma e espontaneidade, sempre atento e com um sorriso no rosto! Segue na integra trechos da conversa.

Blog: Deputo hoje o senhor esteve visitando o Recanto temos conhecimento de que o senhor é um parlamentar atuante e está atento as demandas da cidade, qual a mensagem que o senhor gostaria de deixar não só como deputado mais também como cidadão aos moradores do Recanto?

Izalci: Bem em primeiro lugar foi muito importante a minha vinda aqui, porque a gente precisa conhecer de perto. Quando a gente vê falar de alguma coisa é uma historia quando você vê é outra e muitas vezes são soluções simples que precisam de um pouco de percepção e que às vezes a burocracia acaba dificultando. Então foi importante a nossa visita no Conselho Tutelar até para confirmar o que a gente já sabe, que a demanda é muito grande e que o governo não tem capacidade de atendimento, mas você tem que buscar soluções para resolver. A demanda relacionada à creche é muito grande nós já sabíamos vindo constatamos que é necessário buscar alguma alternativa, por exemplo, aproveitamos a vinda aqui e conhecemos o projeto Pró- Vida que tem capacidade de atender boa parte dessa demanda.

Agora existem outros problemas que precisamos ver, por isso que eu digo que precisamos construir um projeto para a cidade voltado para a realidade de cada cidade, vê a vocação de cada cidade e criar condições para que a cidade seja autônoma financeiramente e economicamente.  Foi muito boa essa nossa visita ao Recanto ainda mais vindo às instituições que viemos acho que o Conselho Tutelar é onde você vê o que está acontecendo realmente na cidade, tem muito problema é o governo precisa tomar algumas providencias que são simples, mas que muitas vezes por desconhecer ou não ter uma visão acaba postergando as decisões e agravando mais a situação. Foi bastante produtiva nossa visita!

Blog: Já se discute em Brasília a questão da sucessão de 2018 e nós através do blog gostaríamos de saber se Izalci Lucas é um nome para o governo do Distrito Federal?

Izalci: Olha nós estamos nos preparando para isso porque honestamente governar não é apenas querer, tem que está preparado para isso, por isso que Brasília de uns anos para cá tem ficado numa  situação muito difícil, pois não há planejamento, as pessoas só lembram de fazer as campanhas na época da eleição e muitas vezes assumem o governo sem nenhum preparo e sem conhecer a realidade. Portanto nós estamos nos preparando para isso um plano de governo para apresentar como alternativa em 2018, por isso que essas visitas são importantes, para que você possa comtemplar esse projeto. O que eu quero apresentar em 2018 é um projeto viável para o Distrito Federal e principalmente para cada cidade, acho que cada cidade tem que ter a sua independência econômica e social, a escola tem que funcionar independente das outras cidades então tudo isso se constrói com planejamento. E nós estamos fazendo isso!

Mais as coisas não dependem apenas da vontade da gente eu estou preparando para isso esse projeto, eu espero que a população possa em 2018 não votar em pessoas e nem apenas em promessas de campanha como sempre fizeram, mas numa proposta concreta onde você vai ter realmente, você vai saber com antecedência, o que vamos fazer como vamos fazer e quando vamos fazer! Acho que é estabelecer metas, estabelecer as ações antes das eleições é muito importante e nós estamos nos preparando para isso!

Blog: A nossa cidade tem uma carência muito grande no que diz respeito à geração de emprego e gostaríamos de saber qual a proposta de Izalci Lucas para os próximos anos no que diz respeito à geração de emprego?

Izalci: Bem o que estamos fazendo e trabalhando desde 2012 e estamos fechando agora nas discussões nas cidades, tanto é que nós estamos criando no próprio partido os núcleos de base de cada cidade. Por cidade, por área, por segmento para buscar exatamente essas alternativas, eu acredito que nesse projeto que nós estamos construindo, nós estamos buscando a vocação de cada cidade estamos analisando os arranjos produtivos por que no DF 90% do que a gente consome vem de fora. E as cidades com carência de emprego então nós temos que viabilizar para que casa cidade tenha sua vocação econômica e que ela possa ter a sua independência econômica então o objetivo é exatamente esse criar condições em cada cidade para que ela seja autônoma. Então acho que aqui precisa de um grande projeto econômico no sentido de buscar aquilo que consumimos do DF para que seja produzido no Recanto, porque não tem sentido a gente consumir tudo de fora e as pessoas aqui desempregadas e as empresas indo embora como está acontecendo. Hoje o GDF perdeu só em 2015 mais de 1 bilhão de receita que as empresas foram embora, porque o governo não tem dado aos empresários condições para que eles invistam na cidade, as pessoas estão indo embora porque lá fora as condições são melhores do que aqui. Preferem ir para o Goiás por que aqui não tem nenhum programa de desenvolvimento sério, esses programas de desenvolvimento que aconteceram em Brasília são muito pequenos  e foram muito mais para atender interesses do que para  gerar emprego.

Por isso queremos está em 2018 com um projeto pronto, o que nós vamos contemplar o Recanto em termos de desenvolvimento econômico, em termo de educação, saúde, segurança do Recanto independente do que se faz nas outras cidades do DF, porque cada cidade é uma realidade diferente e nós precisamos está preparados.

A equipe do blog fez o convite para que o Deputado Izalci Lucas regresse outras vezes na nossa cidade para conhecer um pouco mais as nossas demandas. E desde já agradecemos a oportunidade de acompanhar de perto o seu trabalho e por ter falado para o nosso blog!

Fonte: Atos e Fatos – Ribamar do Recanto