Como surgiu o doodle?

Tecnologia

Hudson Cunha - Comunicação Digital -Jornalismo - MarketingVocê deve ter estranhado o nome “doodle”, ou mesmo ouviu falar ou leu a palavra em algum lugar. Pois é, os doodles são versões divertidas apresentadas geralmente no logotipo do Google para comemorar feriados, aniversários, a vida de artistas famosos e cientistas.

De acordo com uma postagem no blog do doodle, o termo surgiu em 1998 quando Larry e Sergey os fundadores da gigante Google brincavam com logotipo da empresa. Eles colocaram o desenho de um boneco palito atrás do segundo “O” da palavra google.

Pronto! Logotipo alterado. Simples não?

Em 2000, a pedido de Larry e Sergey, o webmaster (estagiário) da companhia Dennis Hwang, cria o doodle para o “Dia da Bastilha”. A jogada deu tão certo que Dennis foi promovido a doodler chefe. Após o sucesso inesperado, o doodle começou a aparecer com frequência na página inicial do google, geralmente em datas comemorativas.

Segundo o Google, foram criados mais de 2000 doodles para a página inicial de telinhas do mundo todo e para isso acontecer existe uma equipe de ilustradores (chamados de doodlers) e engenheiros que estão por trás de cada doodle que você vê.

Nesta semana, comemorou-se o “127º aniversário de Inge Lehmann” e se tratando de uma data comemorativa, o Google mudou o seu logotipo. Clicando no logotipo você conhece a história de Inge, a cientista dinamarquesa que analisou dados sísmicos.

O Google destaca que as ideias dos usuários são bem vindas e que eles podem enviar um e-mail para proposals@google.com  com sugestões. Claro que o google não atenderá a todos os pedidos, mas vale tentar.