Carlos Zarattini anuncia criação de CPI para investigar esquema desmontado pela Operação Carne Fraca

Política

O líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), anunciou, ontem (17/03), que vai coletar assinaturas para criar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI). Segundo ele o objetivo é investigar o esquema desmontado pela Polícia Federal através da Operação Carne Fraca.

De acordo com Zarattini, “o Congresso Nacional deve contribuir com as investigações, já que as denúncias afetam diretamente os interesses do País”. Confira abaixo a íntegra da nota.

NOTA DA BANCADA DO PT NA CÂMARA

Em razão da gravidade das denúncias levantadas pela Operação Carne Fraca, deflagrada nesta sexta-feira (17) pela Polícia Federal, a Bancada do PT anuncia que, a partir de segunda-feira, começará a coleta de assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

O Congresso Nacional deve contribuir com as investigações, já que as denúncias afetam diretamente os interesses do País. Em 2016, as exportações de carnes só perderam para a soja e os minerais, nos grandes grupos de commodities. O Brasil detém 40% do mercado mundial da carne de frango, 20% do mercado mundial de carne bovina e 9% do de carne suína.

As denúncias devem ser apuradas com rigor, para evitar danos à imagem do Brasil no exterior e a nossas exportações.

A CPI complementará as investigações, incluindo apuração rigorosa do esquema de propinas com envolvimento de funcionários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das denúncias de que o atual ministro da Justiça, Osmar Serraglio (PMDB-PR), teria ligações com um dos participantes das irregularidades.

 

Brasília, 17 de março de 2017

Dep. Carlos Zarattini (PT-SP), líder do partido na Câmara dos Deputados