Caravana da TV Digital vai às escolas

Geral

Projeto passa por 120 escolas no Distrito Federal, engajando crianças e adolescentes para que levem às suas famílias informações sobre a TV digital

Por terem nascido na “era da informação”, crianças e adolescentes têm forte influência nas decisões da família, principalmente nas questões de uso e aquisição de itens de tecnologia. Por reconhecer a importante colaboração que esse público pode dar ao processo de desligamento do sinal de TV analógico, a Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, vem organizando a Caravana da TV Digital na Escola.

Ao longo de setembro e outubro, o projeto visitará 120 instituições de ensino da rede pública, em 74 localidades do Distrito Federal, para orientar o público infanto-juvenil sobre o processo de migração do sinal analógico de TV para o digital. Serão atividades recreativas, apresentações de teatro de fantoche com o renomado Mamulengo Presepada, além de batalhas de rimas no estilo hip hop – tudo sob a temática da TV digital. “Acreditamos que essas crianças e jovens podem se tornar multiplicadores das informações sobre a migração do sinal analógico e, assim, ajudar suas famílias a se preparar para receber o sinal digital”, ressalta Antonio Carlos Martelletto, diretor-geral da entidade.

Em Brasília e outras nove cidades do entorno, o desligamento do sinal analógico acontecerá em 26 de outubro e, a partir dessa data, só será possível assistir à programação de TV digital.

Rimas de mamulengo e hip hop

As atividades da Caravana da TV Digital são separadas em dois blocos, que atenderão faixas-etárias diferentes. Para crianças do 1º ao 5º ano, a programação conta com a apresentação de teatro de bonecos do renomado grupo Mamulengo Presepada. A companhia premiada é capitaneada pelo brincante e palhaço Chico Simões, pesquisador das culturas tradicionais, que já viajou por todo o Brasil e por mais 25 países com seus brinquedos, ao longo de sua carreira de mais de 30 anos. Os espetáculos serão em forma de bate papo com a plateia, para tirar dúvidas sobre o processo e dicas para digitalizar os domicílios.

Já os adolescentes do 6º ao 9º ano vão participar de oficinas de orientação sobre instalação de equipamentos como conversor digital e a ressintonia de canais. Além disso, os jovens vão assistir apresentações de MCs e serão convidados a compor seus próprios versos em batalhas de rimas de hip hop, usando também a temática da digitalização. A Caravana da TV Digital, que acontecerá até primeira quinzena do mês de outubro, vai atingir aproximadamente 50 mil alunos da rede pública do Distrito Federal e entorno.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV) é responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico e digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e tem previsão de finalização em 2018, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Atendimento à imprensa: S2Publicom

Região de Brasília:

Susi Quirino: (61) 999635362

Adriana Mendes: (61) 3347-1030 / 98316-0113

Geral: sejadigital@s2publicom.com.br