Foto ilustrativa

Campanha de vacinação da pólio é adiada devido à Olimpíada

Geral

Imunização ocorrerá em setembro; em 2015, campanha foi feita em agosto. Poliomielite está erradicada no Brasil desde 1990.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será feita em setembro, de acordo com o Ministério da Saúde. A mudança na data da imunização, que geralmente ocorre em agosto, ocorre devido à Olimpíada no Rio.

Em Novo Gama, o Dia “D” de vacinação contra a doença acontecerá no dia 24 de setembro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento ocorrerá em todas as unidades, das 8h às 17h.

De acordo com a Secretária de Saúde, Tânia Brandão, devem ser vacinadas crianças de 0 a 5 anos que ainda não tenham completado o esquema de prevenção da doença.

O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável e mais duas doses de reforço em versão oral. A meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é erradicar a doença até 2018.

Quais são os sintomas?

Os sintomas são semelhantes às infecções respiratórias como gripe – febre e dor de garganta – ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarréia. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Como se prevenir?

A doença pode ser evitada através da vacinação e com de medidas preventivas contra doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos.

As más condições habitacionais, a higiene pessoal precária e o elevado número de crianças numa mesma habitação também são fatores que favorecem a transmissão da poliomielite.

Da Redação