Banco de dados do Google confunde seres humanos com Gorilas

Tecnologia

Hudson Cunha - Google Confunde humanos com GorilasNo mês de maio, o Google lançou uma versão atualizada do seu aplicativo de fotos.  A gigante tinha desmembrado a ferramenta do G+ e também aumentando a sua capacidade de marcar automaticamente fotos e gerar álbuns com base em objetos que ele identifica, incluindo “comida” e “paisagens”. Porém, o banco de dados não incluiuobjetos,comidas e nem mesmo paisagens. Ele identificou animais  selvagens, e o pior, os confundiu com os seres humanos.

A falha foi notada por Jacky Alcine, um programador que vive em Nova Iorque, que ao conferir suas fotos no aplicativo Google Fotos,  percebeu que as imagens que o mostravam com uma amiga,  foram etiquetadas automaticamente pelo serviço de como “gorila”.

Alcine logo manifestou a sua indignação no Twitter. Ele twittou várias vezes seguidas, deixando claro que entendeu o problema foi causado por uma falha (ele trabalha com desenvolvimento).  O usuário questionou que tipos de imagens o sistema do Google estaria usando como parâmetro de comparação para cair neste erro. “Isso poderia ter sido evitado com classificação mais precisa e completa de pessoas negras, especialmente ou mesmo indivíduos com a pele mais escura, como eu e a minha amiga”, acrescentou.

A tag “gorila” foi removida do banco de dados do Google Fotos. Entretanto, o Google sabe que somente isso não basta. “Há claramente muito trabalho a ser feito com rotulagem automática de imagens. Nós estamos estudando para evitar esse tipo de erro no futuro”, disse um porta-voz da companhia.

 

Via: tecnoblog