Aprovado projeto que institui a Semana de Combate à Automedicação no DF

Política

Foi aprovado em primeiro turno pela Câmara Legislativa o projeto de lei nº 1.667/2013, de autoria da deputada Luzia de Paula (PSB), que institui a Semana de Conscientização e Combate à Automedicação no Distrito Federal. A proposta, segundo a parlamentar, objetiva alertar os cidadãos sobre o perigo da automedicação.

A Semana de Conscientização e Combate à Automedicação será realizada anualmente, na primeira semana do mês de agosto e passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do DF.

A criação da data possibilitará que os Poderes Públicos do DF realizem palestras, conferências, seminários, simpósios e outros eventos, além de campanhas publicitárias e distribuição de materiais informativos visando o esclarecimento da população sobre o tema.

Outro fator de destaque é que as ações deverão contar com a participação das redes públicas de educação e saúde, das instituições de defesa e proteção dos direitos do consumidor e entidades do terceiro setor. “A Semana de Conscientização e Combate à Automedicação pretende assegurar proteção à saúde das pessoas, tendo em vista os males e óbitos ocorridos por causa dessa prática desaconselhável que resulta em danos à vida. Precisamos conscientizar a população para o fim do uso de medicamentos sem prescrição médica”, afirma a deputada.

O projeto segue agora para votação em segundo turno no Plenário da Câmara Legislativa, para, em seguida, ser submetido à sanção do governador Rodrigo Rollemberg.