6 coisas que você pode fazer com a sua nota do ENEM

Geral

Você sabia que com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é possível estudar no exterior? Além de conseguir vaga em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a nota te dá o direito de participar de diversos outros programas universitários e seleções. Confira só:

1. Terminar o ensino médio antes

A prova do Enem também funciona como substituta do certificado de conclusão do ensino médio. A opção é válida tanto para quem não concluiu esta tapa ou para estudantes que conseguiram entrar na universidade desejada antes de concluir os últimos anos da escola. Confira aqui os requisitos para participar.

2. Candidatar-se às bolsas do ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferta bolsas de 50 e 100% em cima do valor da mensalidade do curso escolhido. Podem se candidatar alunos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada com bolsa integral; têm renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa, entre outros requisitos. Veja aqui.

3. Estudar em universidades de Portugal

Não é só no Brasil que o Enem abre as portas para a universidade. Com a nota do exame, estudantes podem se inscrever em diversas instituições portuguesas e fazer o ensino superior na Europa. A Universidade de Lisboa, Coimbra e Aveiro foram algumas das instituições que aceitaram brasileiros por meio do Enem.

Clique aqui e confira todas as dicas no blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro).

 

Fonte: Catraca Livre