10 dicas para cuidar do seu sorriso

Geral

Nesta quinta-feira, 28 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Sorriso. A data foi criada em 1999, por Harvey Ball, um artista da cidade americana de Worcester, Massachussets, nos Estados Unidos. Ball é o criador da imagem do smiley (risonho), reconhecida internacionalmente.

Para manter o seu cartão de visitas, ou seja, o seu sorriso impecável, realizar as noções básicas de higiene bucal é o mínimo é necessário. Com alguns hábitos, é possível ter dentes e gengivas saudáveis. Além disso, visitas regulares ao dentista são importantes para avaliar a condição das pessoas e seus dentes.

Geralmente, os dentistas recomendam visitas duas vezes por ano para uma limpeza e um check-up. Isso evita problemas futuros, que podem significar mais gastos de dinheiro que o normal no consultório dentário.

Em Novo Gama, a população conta a Unidade de Saúde Bucal. Ela funciona no Posto de Saúde da Família (PSF 10) do Lago Azul. Nesta unidade, são oferecidos os seguintes serviços: restauração; limpeza; extração; odontopediatria; orientação para escovação; e acompanhamento odontológico para gestantes e idosos. O horário de atendimento é de 8 às 17h.

Como cuidar do seu sorriso?

  1. Escovação dentária correta! O mais adequado é escovar após ingerir qualquer alimento. Caso não seja possível, pelo menos, 3 vezes ao dia. O acúmulo de bactérias nos dentes pode causar placas e, em alguns casos, até mau hálito. A escovação dentária deve privilegiar todos os lados possíveis dos dentes, incluindo a parte interna. Os especialistas mais cuidadosos recomendam escovar os dentes, passar o fio dental e escovar novamente. Enxague várias vezes e bocheche a água na boca. Creme dental com flúor! A escovação deve durar no mínimo 2 minutos. Escovar rápido não é escovar bem!
  2. Não esqueça de escovar a língua! Escovar a língua é tão importante quanto os dentes, já que possui resíduos de comida. Isso também ajuda a alimentar o mau hálito.
  3. Fio dental é essencial. O fio ajuda a tirar partículas de comida aonde a escova não alcança (entre os dentes). Isso previne cáries e placas. Ele é tão importante quanto a própria escovação.
  4. Escova de dente certa. Para a maioria dos profissionais, esse é o tipo mais indicado deescova de dente. Remove os resíduos e não maltrata a gengiva (como a de cerdas duras). A melhor escova é aquela que se encaixa na boca e permite alcançar todos os dentes. Geralmente, a escova com cabeça pequena  é melhor para isso.
  5. Substitua a escova de dente regularmente. A escova deve ser substituída assim que começar a mostrar sinais de desgaste. Normalmente, o tempo é de 3 em 3 meses.
  6. Antisséptico bucal sem álcool. Não há um consenso sobre isso, mas muitos especialistas acreditam que o uso frequente do enxaguante bucal com álcool pode manchar os dentes e irritar a gengiva. Use o sem álcool. Se o frasco do produto não aponta nada sobre isso, significa que possui álcool.
  7. Horários regulares para comer. Em geral, quem come constantemente (belisca o dia todo) não escova os dentes após. Isso aumenta o risco de cáries e placas bacterianas. Ter horários para comer ajuda a também ter horários para escovação.
  8. Cálcio = dentes fortes. Alimentos ricos em cálcio são excelentes para a saúde dos dentes. Beba leite, iogurte, queijos…
  9. Evite refrigerantes. Eles (especialmente, versão “cola”) fazem mal para o corpo e para os dentes. Os refrigerantes podem corroer o esmalte dos dentes.
  10. Vá ao dentista! No mínimo uma vez por ano, visite o dentista para fazer um check-up bucal e realizar aquela limpeza dentária!

Fonte: Prefeitura do Novo Gama